PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias distritais

Marechal Rondon sediou I Endirkids do Distrito 4.640

Marechal Cândido Rondon sediou em março o Iº Endirkids, encontro do Rotakids do Distrito 4.640, que envolveu as crianças dos clubes de Palotina, Toledo e da cidade sede. O evento contou com a presença da governadora gestão 2018/2019 do Distrito 4.640, Sonia Taube Linero e seu esposo Luiz Fernando Linero, o governador assistente da área I, Herminio Sergio Dassoler, os presidentes dos Rotarys de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Palotina e demais companheiros. Organizado pelo representante distrital de Rotakids, companheiro Guilherme von Borstel e sua esposa Grasielly Raquel Arenhart von Borstel, que também preside o Rotakids de Marechal Cândido Rondon, o encontro foi marcado de alegrias e muitas emoções. A realização da recreação foi promovida pelo Rotaract Club de Marechal Cândido Rondon, com o apoio de demais companheiros da família rotária. O Rotakids tem como propósito oferecer oportunidades às crianças para organizarem-se em grupos, exercitarem a liderança e receberem a semente dos ideais rotárias. “Tive o privilégio de vivenciar um dos dias mais inspiradores como governadora distrital. Todos saímos gratificados e com a certeza de que o Rotary está no caminho certo, plantando sementes que germinarão e darão muitos bons frutos. Parabéns a todos que participaram pelo sucesso do primeiro Endirkids, o primeiro de muitos que virão”, ressaltou a Governadora Sonia.

Postado em 11 de Abril de 2019 por

Companheirismo Salvando Vidas

Grupo de companheirismo dos rotarianos motociclistas tem participação ativa na obtenção de recursos para projeto na área da saúde.  Canela – RS – 10/04/2019.  Uma ação dos rotarianos do sul terá êxito graças ao trabalho dos motociclistas do IFMR-SA. Mas o que o motociclistas do grupo de companheirismo tem a ver com o Hospital de Caridade desta cidade gaúcha?  O Rotary Club de Canela (Distrito 4670) aprovou junto a Fundação Rotária do Rotary International o projeto Global Grant (subsídio global) n.GG1985433 em parceria com um clube do exterior, no valor total de USD 34,000.00  para a compra de equipamentos emergência no setor de obstetrícia infantil do Hospital de Caridade de Canela. Porém, após todas as tratativas, ainda faltavam USD 4,000.00 para completar o orçamento e o projeto corria o risco de não ser realizado.  No mês de janeiro deste ano atendendo a um pedido da Presidente do Rotary Club de Canela, o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no Distrito 4670, rotariano e motociclista Marcos Netto (Rotary Club de Canoas Industrial), associado do International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South América – grupo de companheirismo de motociclistas rotarianos – publicou na rede de comunicação do grupo um pedido de ajuda aos motociclistas para que verificassem em seus clubes e distritos a existência de valores disponíveis, e a possibilidade em participar do projeto humanitário em Canela. Vários motociclistas mobilizaram-se na busca dos recursos. E um deles conseguiu resultado positivo na tarefa!  O motociclista Antônio Zeferino (Rotary Club de Brasília – Lago Sul) após contato com o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no Distrito 4530, Francisco Favilla, e o Governador Vertinho Oliveira, obteve sucesso em sua busca. Os líderes distritais, sensibilizados pela busca dos recursos pelo grupo de companheirismo, aprovaram a participação do Distrito 4530 no projeto humanitário com os recursos necessários.  Segundo Celso Junqueira, Presidente do IFMR-SA, “O gesto, muito mais que o aporte de recursos, significou que os motociclistas rotarianos fazem jus ao lema de seu grupo: “Servir se Divertindo”, pois atendem ao chamado de trabalhar pela comunidade, não interessa onde ele ocorra.”  O rotariano Antônio Zeferino teve seu gesto e sua ação reconhecidos e destacados publicamente durante a solenidade de abertura do IFMRNOSUL, V Encontro de Verão Sul IFMR-SA, realizado no final do mês de março na cidade de Bagé, RS.  O IFMR-SA - International Fellowship of Mortorcycling Rotarians – South America Chapter é um dos Programas Estruturados do Rotary International. Trata-se do maior grupo de companheirismo por afinidade da organização. Seu capítulo América do Sul é o maior de todos os mais de 60 grupos existentes e possui 150 associados em 15 estados brasileiros e 5 países. Saiba mais sobre o IFMR-SA em www.ifmr-sa.org e www.facebook.com/ifmrsa  

Postado em 10 de Abril de 2019 por

Governadora Sonia Taube Linero entra na onda da campanha Pessoas em Ação.

Ajude a divulgar a campanha Pessoas em Ação Embora muitas pessoas tenham ouvido falar do Rotary, poucas compreendem realmente o que os Rotary Clubs fazem. Na verdade, 35% do público desconhece os programas rotários e não sabem das atividades do clube local. Por esta razão, o Rotary criou a campanha publicitária global Pessoas em Ação. Os anúncios podem ser baixados no site Rotary.org/pt/brandcenter, onde encontram-se diretrizes sobre como usar e customizar cada elemento, contribuindo para que clubes em qualquer parte do mundo contem suas histórias de maneira consistente e atraente.  Com quem você quer se comunicar?Esta campanha é voltada a pessoas que não conhecem o Rotary ou não sabem porque a organização é relevante. A expectativa é de que a campanha atraia associados potenciais desejosos de fazer a diferença localmente, assim como aqueles que se identificam com as causas do Rotary e as pessoas interessadas em estabelecer relacionamentos em suas comunidades. Por que o tema da campanha é Pessoas em Ação?Os rotarianos compartilham o entusiasmo de entrar em ação para melhorar o lugar onde vivem e o mundo como um todo. Onde alguns veem problemas, os rotarianos veem soluções. Esta é a nossa chance de mostrar como nós enxergamos as possibilidades e também de destacar o que somos capazes de realizar quando mais líderes comunitários se afiliam ao Rotary. Que materiais estão disponíveis?No Brand Center, você encontrará vídeos, imagens para mídias sociais e anúncios para impressão ou para divulgação por meios digitais. Diretrizes sobre a campanha também estão disponíveis para ajudar clubes e distritos a localizar os recursos. Que pessoas ou projetos são destacados na campanha?Os primeiros anúncios da campanha evidenciam rotarianos dos Estados Unidos e do Brasil, e as histórias apresentadas são inspiradas em projetos reais. Mais histórias de serão divulgadas nos próximos anúncios.  Os clubes ou distritos podem modificar os materiais da campanha usando fotos dos seus próprios projetos?Sim. As diretrizes estão disponíveis em Rotary.org/pt/brandcenter para ajudar clubes e distritos a customizar a campanha com fotos locais. Há diretrizes sobre como tirar fotos para os anúncios?Sim. No Brand Center, você encontrará uma lista de verificação e informações sobre como tirar fotos que realcem conexões e comunidades. Quais são algumas maneiras de posicionar a campanha localmente? Dicas sobre posicionamento da campanha estão no Rotary.org/pt/brandcenter. Divulgue os materiais da campanha no website do seu clube ou distrito, nas mídias sociais e em eventos rotários. Que tipo de apoio será oferecido aos associados que não sabem como comprar anúncios ou assegurar doação de espaço nos meios de comunicação?   O RI fornece diretrizes em Rotary.org/pt/brandcenter sobre como desenvolver planos de mídia, comprar anúncios e garantir espaço doado para veiculação de anúncios. Além disso, a equipe de comunicações de marketing do RI apresentará uma série de webinars para ajudar clubes e distritos no planejamento de mídia.  Como a campanha funciona com os posicionamentos existentes da Marca Rotary — “Junte-se aos Líderes”, “Compartilhe Ideias” e “Entre em Ação? A campanha Pessoas em Ação dá nova vida à nossa Marca realçando o que acontece quando líderes rotários unem suas forças, compartilham sua visão, trocam ideias sobre soluções e entram em ação para torná-las realidade.

Postado em 05 de Março de 2019 por

Localizar site dos clubes